quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sobre a Distância Transaccional


O conceito de distância transacional assenta no principio de que a comunicação e a percepção existente entre aluno e professor é distinta e deve ser colmatada com procedimentos especificos que facilitem a interação.


Introduzido por Moore em 1980 como uma medida de envolvimento de estudantes em cursos de educação à distância, a distância transacional é pedagógica e não geográfica, necessitando de procedimentos de ensino e de uma organização especiais, composta por duas variáveis: estrutura e diálogo. A estrutura reflecte o design do curso e é uma função da organização de ensino e do suporte de comunicação utilizado.

O diálogo está associado ao meio de comunicação utilizado. Em qualquer forma de ensino, a distância transacional pode variar dependendo da forma como o curso está organizado. Aulas sem discussão são caracterizadas por londa distância transaccional ( elevada estrutura, diálogo baixo) enquanto que discussões síncronas têm pequena distância transaccional ( baixa estrutura, elevado diálogo).


Moore e Kearsley ( 1996) introduziram também um tereiro factor - a autonomia do aluno e que os três juntos formamavam um modelo útil para compreender o papel do aprendiz na educação à distância. A autonomia era vista como o nível do controlodo estudante sobre o plananeamento, execução, e evolução do seu próprio trabalho. Distância transaccional e estes três factores foram explorados de forma a compreender a maneira como os estudantes se relacionam e respondem com as aulas de educação à distância.

Estas três interacções: aluno-conteúdo, aluno-instrutor, e aluno-aluno, Hilman e os seuscolegas ( 1994) acrescentaram um quarto tipo de interacção: aluno-interface. Estas quatro interacções conjuntamente têm sido sugeridas como o local para estudar e medir a distância transaccional.


A interacção tem sido usada para compreender como é que os estudantes constroem o conhecimento em ambientes educativos à distância. Vários estudos foram desenvolvidos codificando esquemas que categorizam a interacção de acordo com modelos de construção do conhecimento para compreender como é que o diálogo online poderá conduzir à compreensão do estudante.

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Aluna da UAB - Disciplina de Educação e Internet